Quais as habilidades necessárias para desenvolver um bom trabalho de audiovisual?

Quais as habilidades necessárias para desenvolver um bom trabalho de audiovisual?

Você provavelmente já percebeu a importância dos vídeos nas estratégias de marketing digital de uma empresa e o quanto eles podem ser decisivos para o seu sucesso nas redes sociais.

O que poucos falam é que, para atingir um resultado positivo, é preciso ter habilidades necessárias para desenvolver um bom trabalho de audiovisual.

Afinal, a mágica só acontece por conta do indivíduo que está por trás das telas.

Sendo assim, traremos neste artigo as principais skills que você precisa dominar para garantir o êxito da sua estratégia audiovisual.

Continue lendo e conheça um pouco mais sobre um dos trabalhos mais importantes do marketing digital!


Como realizar um trabalho de audiovisual poderoso?



Hoje em dia, a distribuição dos vídeos pode chegar em vários lugares.

Desde as redes sociais, comerciais publicitários, sites… O céu é o limite para quem busca desenvolver uma boa estratégia de audiovisual.

Mais do que nunca, as empresas compreenderam o poder de influência dos vídeos como essencial para o marketing digital do seu negócio.

Por isso, estar atento aos detalhes, desde o planejamento do conteúdo até a edição final do vídeo, fará toda a diferença para um bom trabalho audiovisual.

Dito isso, separamos as principais fases de uma estratégia de vídeo e como você deve gastar a sua energia em cada uma delas. Veja agora mesmo:


Pré-produção: planeje com antecedência


Neste primeiro momento, foque em desenvolver um bom script e planejamento estratégico para a campanha de vídeo acontecer.

Para isso, será necessário haver um consenso entre três temas:

  • Roteiro
  • Cronograma 
  • Orçamento

Uma vez decidido, é hora de construir toda a logística de pessoas envolvidas no projeto, além do aluguel de equipamentos, locações e tudo o que precisar para realizar um bom trabalho audiovisual

Na pré-produção, você provavelmente gastará muitas horas com o desenvolvimento do plano de ação, o que pode ser um tanto complicado e desafiador.

Mas é claro que a Canopus está aqui para ajudar!

Por isso, separamos o checklist da pré-produção. Confira agora:


1. Orçamento;
2. Desenvolvimento de conceito;
3. Desenvolvimento de roteiro;
4. Storyboard;
5. Localização;
6. Contrato de equipe profissional.


Dica extra: a pré-produção é responsável por agendar tudo que o seu vídeo envolve. Desde a filmagem, refilmagem, entre outras atividades. Para que não haja surpresas, superestime o seu tempo em 20% e produza o seu vídeo com folga.


Produção: faça acontecer


Por mais incrível que pareça, a fase da produção é a mais rápida de todas!

Obviamente, a velocidade da gravação dependerá de algumas questões como a localização, duração do roteiro – para as redes sociais, quanto mais curto, melhor – e quantidade de pessoas envolvidas no projeto.

Para facilitar, trouxemos mais um checklist supercompletinho com as demandas que a fase de produção exige:


1. Configuração da câmera;
2. ensaio com possíveis atores;
3. cronograma a ser seguido;
4. gravação;
5. controle de qualidade.


Este é o momento de checar se tudo o que foi gravado atendeu às expectativas da gravação! 


Pós-produção: coloque o seu vídeo na rua! 


Este é o momento que todos os envolvidos na estratégia audiovisual esperam!

Fique atento à escolha do programa de edição e aos recortes para que o seu projeto passe por sua pós-produção de maneira bem-sucedida.

Vale destacar que a edição de um vídeo é significativamente importante para que a mensagem do conteúdo audiovisual não fique muito “arrastada”.

Um vídeo sem dinamismo pode jogar o seu dinheiro no ralo. Atente-se ao ritmo!

Mas, apesar de elucidarmos todo o caminho a ser percorrido para atingir um bom trabalho audiovisual, há um fator que pode impedir o sucesso do seu vídeo.

Sem ele, até a mais poderosa de todas as estratégias não funcionará.

Definitivamente, a qualidade de cada etapa dependerá principalmente das skills necessárias que só uma produção eficiente de vídeo possui.

É o que falaremos no tópico seguinte. Vamos em frente! 


Habilidades necessárias para a realização de um bom trabalho audiovisual



A produção de um vídeo marketing requer um esforço coletivo, tenha isso em mente…

Porém, para que o projeto aconteça, você precisará de habilidades indispensáveis.

Por exemplo:

Habilidades interpessoais: lidar com um projeto audiovisual significa liderar um time de pessoas envolvidas e dispostas a contribuir para o resultado final.

Habilidades organizacionais: conhecer as principais ferramentas para gerenciar o tempo na pré-produção garante que o projeto aconteça sem maiores problemas.

Para além disso, estar atento ao inovador, às novas plataformas que surgem no mercado do marketing digital e tecnologias deve ser regra majoritária.

Afinal, quem assistiria a um vídeo filmado com as mãos trêmulas? Uma campanha culinária com a imagem pouco iluminada? Um vídeo musical com o áudio falhando?


Top 10: todas as skills necessárias para o audiovisual


Compreenda as principais competências necessárias para que o seu projeto brilhe.

Obs.: colocá-las em prática será o trampolim para o sucesso do seu vídeo.


#1 Seja criativo


É, sabemos o que você está pensando: “Mas a criatividade é essencial para qualquer projeto”.

Sim, isso é verdade. Mas principalmente para a produção de um vídeo!

Estimular a criatividade fará com que você permaneça energizado durante as tarefas do projeto, e mais: ela incentiva o seu gênio escondido, então não tenha medo de usá-la.


#2 Seja seleto


Ter criatividade é uma premissa básica para um bom trabalho audiovisual.

Mas manter o bom senso é fundamental.

No português claro, você precisa definir quais ideias serão tangíveis para o seu projeto e quais poderão trazer dores de cabeça.


#3 Seja paciente


Mesmo com as melhores estratégias de planejamento, nem tudo sai como o planejado, principalmente na fase da produção.

O melhor a se fazer é manter a calma e desenvolver um plano B.

Ninguém quer pesar o clima na hora da gravação, certo?


#4 Seja focado


Para ter sucesso na estratégia audiovisual, a concentração será essencial.

A fase de pós-produção, mais precisamente a edição do vídeo, requer foco e muita disciplina para que o melhor resultado possível seja atingido.

Porém, uma pausa para descansar a visão será sempre bem-vinda.


#5 Seja eficiente


Logística e gestão de projetos não acontecem sem um especialista eficiente.

Com tantas demandas a serem executadas num projeto audiovisual, um gerenciamento ineficaz de tempo pode colocar tudo a perder.

Faça um cronograma estratégico e personalizado para que você deposite energia no que realmente importa.


#6 Seja comunicativo


Comunicar é a palavrinha mágica durante uma produção de vídeo para empresas.

Basicamente, você deve determinar a hora certa de ouvir, de falar e de expressar o que pensa de maneira simples e objetiva.

Um mau contato pode ser desastroso!


#7 Seja organizado


A melhor amiga da eficiência é a organização.

Aprender a arte da organização é crucial para levar os projetos adiante e manter o cronograma.


#8 Seja dedicado


O mercado da produção de vídeos muda o tempo inteiro.

Fique por dentro de todas as novidades, ferramentas, tendências e tudo o que precisar para realizar os melhores vídeos para a sua empresa.

Ah, se você ainda não estudou o TikTok, saiba que está perdendo tempo!


#9 Seja disciplinado 


Prestar atenção aos detalhes, por mais tediosos que sejam, é vital para o sucesso.

Pequenos “furos” geralmente passam despercebidos porque não há disciplina.

As consequências podem variar de insignificantes a catastróficas.


#10 Seja flexível


Seja para interagir com a equipe ou para elaborar os processos individuais, ter flexibilidade é fundamental para um bom trabalho audiovisual.

Em meio aos contratempos, ser flexível é a única maneira de seguir em frente com o projeto.


Conclusão


Por fim, destacamos que todas as características listadas não surgem do dia para a noite. É preciso treinamento constante e dedicação ímpar!

Mas, ao final do processo, você terá o domínio completo para gerenciar cada etapa do processo de produção dos vídeos da sua empresa.

Assim, será muito mais fácil manter tudo sob controle e livre de armadilhas.


O que realmente faz uma estratégia de audiovisual acontecer 


Calma, nós sabemos que é muita informação para um só artigo.

A boa notícia é que a Canopus está aqui para auxiliar todo o processo.

Afinal, até mesmo os vídeos mais curtos, de 2 a 3 minutos, necessitam de uma produção muito mais longa por trás.

Fale conosco agora mesmo e veja o que podemos fazer por sua empresa.

A gente pode soltar um spoiler: proporcionar novas experiências. 😉

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