O marketing de performance é uma grande janela de oportunidades para você promover a sua marca, produto ou serviço e conquistar resultados grandiosos por meio de campanhas e anúncios segmentados. Porém, aplicar essa estratégia de forma errada e sem o acompanhamento ideal pode fazer com que você perca dinheiro ao invés de ganhar.
Neste artigo, nós vamos mostrar erros que podem estragar sua estratégia de performance e dicas de como reverter isso! Continue esta leitura e descubra como alcançar resultados exponenciais e obter um melhor retorno sobre os investimentos feitos.
O que é performance digital
A performance digital é o termo utilizado para medir os resultados que uma empresa obtém através das estratégias sobre o marketing de performance, ou seja, o desempenho de cada um dos anúncios feitos nas plataformas digitais como Google Ads e Facebook Ads.
Para qualificar essa performance são analisados alguns indicadores, como os famosos ROI (Retorno Sobre o Investimento), CPA (Custo por Aquisição), CPL (Custo por Lead), CAC (Custo por Aquisição de Cliente), Taxa de Conversão entre outros.
Com esses dados em mãos é possível analisar se as suas estratégias estão tendo uma boa performance, ou se é preciso otimizá-las para obter melhores resultados com mídias pagas.
Erros que não podem ser cometidos ao criar um anúncio
Como está a performance digital da sua empresa? Saiba que alguns erros cometidos durante a estruturação das suas campanhas podem estar diminuindo as chances de você alcançar os resultados esperados. Confira alguns deles para que você possa evitá-los:
Não definir quem é seu público-alvo
Antes de mais nada, uma pergunta precisa ser feita: você realmente sabe quem é o seu cliente ideal?
Entender o seu cliente e a jornada dele é fundamental para ser assertivo na hora de planejar e executar estratégias de marketing digital em plataformas de busca como o Google ou na rede social. Dessa forma, o seu anúncio alcançará as pessoas certas, com o conteúdo certo e no momento certo. Para se destacar dos concorrentes é necessário que você entregue tudo aquilo que é expectativa do seu consumidor, suprindo as necessidades, preferências e os hábitos de consumo dele, mas sem promessas que você não pode cumprir.
Por isso, é essencial que você crie personas, ou seja, defina o seu cliente ideal dentro daqueles que compõem o seu público-alvo. Para te auxiliar no estudo de persona do seu negócio, nós vamos deixar alguns pontos e áreas que você precisa saber sobre a sua persona:
- Localização;
- Escolaridade;
- Interesses;
- Quais são os objetivos da sua persona;
- Quais são suas dificuldades;
- Quais são suas objeções de compra mais comuns;
- Quais são os canais onde buscam informações;
- Como a sua empresa pode ajudar etc.
Respondendo a esses tópicos você terá uma melhor compreensão do perfil do seu consumidor e, a partir disso, poderá produzir estratégias de conteúdo para criar anúncios que gerem os resultados que você espera.
Não segmentar o público-alvo corretamente
Um dos principais erros em qualquer anúncio, seja no Google Ads ou Social Ads, é errar na segmentação do público. Esse erro pode fazer com que você alcance um público muito amplo, desqualificado e que não esteja propenso a consumir o seu produto ou serviço. Em outras palavras, você estará jogando dinheiro fora.
Como falamos no tópico anterior, é importante que você defina quem são as suas personas para que você personalize sua comunicação de forma que atraia as pessoas certas. Mas de nada adianta ter toda essa informação em mãos e não utilizá-la na hora de criar seus anúncios. Por isso, fazer uma segmentação com o máximo de informações possíveis, como idade, localização, características, interesses, canais ou dispositivos vai te ajudar a conquistar uma melhor performance em suas campanhas.
Não saber escolher as palavras-chave certas
As palavras-chave são suas maiores aliadas para anúncios no Google Ads. Isso acontece porque elas servem como um filtro para que seus conteúdos apareçam nas pesquisas dos usuários, aumentando as chances de você ser encontrado. Por isso, errar na escolha dessas palavras vai impactar diretamente nos seus resultados.
Um erro bastante comum é apostar em palavras-chave muito populares, porque, apesar de elas serem bastante buscadas, são palavras que muitos outros sites já utilizam, o que acaba gerando muita competitividade e diminuindo as chances de você ser encontrado. Essa também é a razão dessas keywords serem mais caras, ou seja, você precisará ter um gasto muito maior e, ao mesmo tempo, disputar com centenas de concorrentes.
Prefira palavras-chave mais longas, específicas e que respondam à intenção do seu cliente.
Pense como o seu público-alvo pensa.
- O que ele deseja?
- Quais são suas necessidades?
- Como ele pesquisa soluções para seus problemas?
- Como o seu produto ou serviço soluciona esses problemas?
- Quais as principais características que você pode utilizar?
Depois de elencar todos esses pontos, escolha palavras que respondam às dores desses consumidores para aumentar as chances de seus anúncios aparecerem em nas pesquisas deles.
Não usar a estratégia de copywriting no seu anúncio
Você já ouviu falar sobre técnicas de persuasão? Saiba que essas técnicas podem gerar um impacto direto nos seus resultados. Sim, elas são mais importantes do que você imagina para as suas estratégias de performance!
Você já deve ter visto muitos anúncios que até apresentavam um produto em que você tinha interesse, mas ele não te despertava aquela sensação de “eu preciso comprar esse produto”, não é mesmo? Esse tipo de erro é comum dentro de campanhas e nós vamos explicar o porquê.
Ao desenvolver uma campanha é preciso estar atento a todos os detalhes, ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para extrair o máximo de resultados. Lembre-se que uma parte importante do seu anúncio é composta por texto e que é por meio dele que você “convida” o leitor a tomar uma ação. Por isso, usar técnicas de persuasão no seu anúncio vai potencializar a sua campanha como um todo.
Ao criar seus textos, atente-se a alguns detalhes como:
- Criar títulos atraentes.
- Utilizar linguagem e tom adequados.
- Escolher palavras e termos corretos.
- Se atentar à diagramação e às cores dos textos.
- Destacar o seu call to action.
- Utilizar gatilhos mentais.
Uma boa copy vai ajudar na performance do seu anúncio e vai ativar gatilhos que despertam o interesse do seu público no seu produto e/ou serviço, potencializando os seus resultados de conversão.
Não escolher seus objetivos e métricas
Curtidas, alcance, cliques, visualizações no vídeo… Quando começamos a estruturar um conjunto de campanhas e idealizar resultados, é muito comum nos apegarmos aos números, certo? Mas será que essas métricas são realmente importantes? Isso vai depender do seu objetivo de campanha! Errar na escolha das métricas também pode ser um fator decisivo para diminuir a sua estratégia de performance.
Ter um objetivo claro e definido é essencial tanto na hora de estruturar a sua campanha, como na hora de mensurar os resultados. Existem diversas métricas que podem compor sua estratégia e a escolha de cada uma delas dependerá do seu objetivo de negócio.
Confira algumas delas:
1- QUANTIDADE DE CONVERSÕES
Essa métrica vai mensurar quantos % das pessoas que foram impactadas pelo seu anúncio realmente converteram, ou seja, passaram para uma próxima etapa do funil de vendas.
Ex.:
Digamos que o objetivo é que os visitantes do site se tornem leads, e para isso acontecer foi feito um anúncio que levava para uma página de cadastro do site. Esse cálculo vai mostrar o número de pessoas que preencheram o cadastro e se tornaram leads. Se a taxa de conversão for baixa, nos dará a informação de que existe algum problema que deve ser consertado, seja na segmentação do anúncio, nas peças utilizadas (imagem e texto) ou na própria página de aterrissagem. Se a taxa for alta, significa que o anúncio funcionou e, de fato, trouxe resultados para o negócio.
O cálculo fica assim:
(Conversões no período / Total de contatos) * 100 = Taxa de conversão (%)
2- FREQUÊNCIA
A frequência é a média de vezes que o seu anúncio foi visualizado por uma mesma pessoa. Mas como funciona? Quando orientada por frequência, a ferramenta mostra várias vezes o seu anúncio para as pessoas que fazem parte do seu público-alvo, isso quer dizer que as chances dessas pessoas lembrarem da sua marca são muito maiores, porque a repetição gera o reconhecimento.
O cálculo fica assim:
Número de impressões / Número de alcance
3- CUSTO POR AQUISIÇÃO
O CPA (Custo por Aquisição) é um modelo de anúncio focado em conversão, ou seja, você só paga quando uma conversão é realizada, por exemplo, quando um usuário clica no seu anúncio e efetua uma compra ou faz um download. Esse tipo de anúncio oferece pouco risco, visto que o anunciante só paga quando, de fato, obtém o resultado desejado, porém também costuma ser um dos formatos mais caros.
O cálculo fica assim:
Total investido / Número de conversões = CPA
4- CUSTO POR MIL IMPRESSÕES
O CPM é uma métrica que representa o valor que você pagará a cada mil impressões do anúncio, ou seja, o número de vezes que ele será visto pelas pessoas. Esse modelo de campanha geralmente é indicado para quem busca alcançar mais pessoas e gerar reconhecimento de marca; para outros objetivos como conversão, o ideal é trabalhar outras métricas.
O cálculo fica assim:
(Custo do anúncio / Número de impressões) * 1000 = CPM
5- CUSTO POR CLIQUE
O CPC é uma das métricas mais conhecidas e utilizadas por ser simples e fácil de controlar. Nesse formato você paga pelo número de cliques obtidos no anúncio, sendo assim, a cada clique que um usuário der no seu anúncio para ser direcionado para outro endereço, você será cobrado. Essa é uma métrica bastante eficiente para quem busca atrair tráfego para o site, por exemplo.
O cálculo fica assim:
Custo total / Número de cliques = CPC
Não monitorar as campanhas ou pecar pelo excesso
Por mais pesquisas de palavras-chave e estudos sobre persona e segmentação que você tenha feito, e mesmo com todas essas estratégias bem estruturadas, é difícil imaginar que a sua primeira campanha performe de maneira perfeita.
O mercado e o comportamento do público mudam a todo momento, influenciando diretamente o desempenho do seu anúncio – para o bem e para o mal. Por esse motivo, é necessário realizar análises diárias e otimizações periódicas da sua campanha, para explorar sempre o máximo de desempenho e potencializar o que funciona, e modificar o que não vem performando bem. A parte boa nisso tudo é que ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Analytics proporcionam o máximo de informações que você precisa para te ajudar nessa jornada.
Mas é aí que muitos profissionais caem em uma armadilha: não ter paciência e alterar a campanha antes do tempo.
É comum ver profissionais com pouca experiência no segmento acompanharem quase que em tempo real suas campanhas e não deixarem elas terem um tempo de aprendizado. Uma campanha com poucos dias de veiculação talvez não te traga números e dados suficientes para uma análise mais profunda, e mexer nela antes do tempo pode interromper esse processo de aprendizado.
Por isso, quando um anúncio vai ao ar, é importante esperar alguns dias com a campanha rodando para entender se os números são satisfatórios, compreender o feedback do seu público, levantar hipóteses, fazer testes, passar por otimizações pontuais para, então, manter o que funcionou e alterar o que não funcionou. Lembre-se: os dados serão seus maiores aliados e é importante ter a expertise necessária para saber o momento certo de agir!
Não investir em profissionais capacitados da área
O investimento em Ads é capaz de trazer grandes benefícios e resultados para as empresas. Mas, se não for bem conduzido, é como deixar uma torneira aberta. Você vai perder dinheiro!
Contratar profissionais e empresas qualificadas e, principalmente, com vasta experiência na área, te dará segurança e um melhor controle sobre as suas campanhas, elaborando, executando, monitorando e otimizando da melhor forma as suas estratégias de performance dentro do marketing digital.
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