A Importância da Comunicação Interna na sua Empresa

A Importância da Comunicação Interna na sua Empresa

Comunicação interna é um setor ou uma série de esforços e/ou estratégias que visam um alinhamento entre empresa e colaboradores.

Neste artigo você vai aprender o que é, como funciona e 5 motivos para implementar a comunicação interna na sua empresa. E atenção: já adiantamos que toda e qualquer falha na comunicação pode se tornar um grande desastre, e a comunicação interna pode prevenir isso. Confira!

Afinal, o que é comunicação interna?

Comunicação interna é uma estratégia e um setor que cria canais de comunicação que possibilitam um relacionamento com o público interno em uma empresa. Essas ações têm como foco garantir uma boa ligação e alinhamento entre empresa e colaboradores.

Além disso, toda e qualquer informação é transmitida por meio da área de comunicação interna, com o propósito de informar, motivar, estimular e também potencializar os resultados e o engajamento.

Por que a comunicação interna é tão importante?

Quando o assunto é comunicação, a tendência é dar foco e atenção especial ao público externo, como clientes e investidores. Mas aí começa o grande erro das empresas. Toda estrutura de comunicação de um negócio precisa começar de dentro para fora, e é nesse momento que começamos a entender a importância da comunicação interna.

É necessário investir tempo — e estratégias — de forma igualitária. Isso porque uma equipe alinhada e informada trabalha com o mesmo discurso e visa os mesmos objetivos, valores e causas da empresa.

5 motivos para você implementar a comunicação interna na sua empresa

Confira algumas razões para adicionar essa estratégia na sua rotina empresarial:

Alinhamento da equipe, discurso e objetivos

Como foi abordado, o alinhamento da equipe implica em uma série de benefícios, e um deles é “falar a mesma língua”. Além disso, uma equipe integrada entende o discurso e age de maneira única, visando o mesmo objetivo.

Aumento da produtividade interna

A comunicação interna promove um bom ambiente de trabalho, justamente por manter um engajamento constante, além de manter a equipe sempre motivada. Com motivação e foco, o colaborador entende o seu papel dentro da empresa, se mantém engajado e se sente parte do objetivo.

Espaço para dúvidas e sugestões

A estratégia permite um melhor diálogo entre empresa e colaborador, pelo fato de o funcionário se sentir parte do projeto e, principalmente, da empresa. Esse senso de pertencimento promove um ambiente mais aberto a sugestões e pode melhorar ainda mais os processos e a organização do público interno.

Menor taxa de rotatividade

Sabemos que um dos principais motivos do aumento da taxa de rotatividade de funcionários é a insatisfação. Diante disso, um colaborador feliz, reconhecido e com liberdade tende a permanecer mais tempo na empresa.

Além disso, uma empresa com altas taxas de rotatividade gasta mais que o necessário, pois toda vez que você “perde” um funcionário, você “desperdiça” o que investiu nele, como tempo e dinheiro.

Facilidade na integração de novos funcionários 

Com o funcionamento da comunicação interna, os novos contratados terão acesso — de maneira mais rápida — a todas as informações sobre a sua função e objetivo, por exemplo, tornando a adaptação mais rápida e efetiva.

Isso só é possível quando toda equipe possui o mesmo mindset, por serem conhecedores do propósito e da cultura da empresa.

Como investir e promover a comunicação interna na empresa?

Primeiramente, é necessário identificar e entender os ruídos presentes na companhia, para então elaborar um planejamento para a área.

Uma importante ferramenta e estratégia é implementar canais de comunicação, como por exemplo:

Mural de recados

Apesar do momento atual, em que os canais on-line, como e-mail, redes sociais, entre outros, ganham cada vez mais espaço, o mural físico pode ser uma importante estratégia de comunicação interna para sua empresa. Por meio dele é possível atingir todos os setores da empresa, além de ser uma comunicação “física”.

Mas não se preocupe caso a sua empresa seja 100% remota — ou algumas áreas sejam. A Canopus, por exemplo, trabalha no modelo home office full time. Usamos diversas ferramentas de comunicação, como, por exemplo, os murais on-line, cujo funcionamento e assertividade são iguais.

Newsletter

A newsletter é, sem dúvidas, um dos principais canais de comunicação utilizados por empresas. Esse formato de conteúdo é uma espécie de boletim informativo que divulga notícias, artigos e conteúdos relevantes para o seu lead, de maneira periódica e programada. Ela também é a porta de entrada para as estratégias de e-mail marketing e é uma ótima opção para continuar nutrindo os seus leads.

Mas ele também pode ser uma importante ferramenta para o disparo de informações e conhecimento para o público interno, gerando uma comunicação integrada com os colaboradores.

E-mail 

Muitas vezes subestimado — de maneira equivocada — o e-mail é uma estratégia FUNDAMENTAL para o sucesso da comunicação interna da sua empresa.

Versátil, com baixo custo e assertivo na entrega, ele deve ser uma das estratégias desenvolvidas para alcançar o seu objetivo: ter uma equipe integrada.

Manual do colaborador 

É uma importante estratégia para acelerar o período de adaptação de novos funcionários — ou em uma eventual mudança de área —, mas ao mesmo tempo serve de referência para outros colaboradores que querem entender mais sobre a rotina na empresa.

Caixa de sugestões

Outra boa ferramenta é a caixinha de sugestões, que pode ser virtual — por meio de um app como o Feedz — ou de maneira tradicional: a física.

Ela é importante por promover um “diálogo”, sendo importante também para debates e para minimizar ruídos na empresa.

Como toda e qualquer estratégia, a comunicação interna, por si só, não vai extrair todos os benefícios e resultados possíveis, por isso, é necessário investir em diversas estratégias, como o marketing humanizado, por exemplo.

Como sugestão, vamos deixar três conteúdos que vão te auxiliar — e MUITO — nas estratégias de comunicação na sua empresa. Leia mais:

Marketing de relacionamento: qual a sua importância?

Marketing com propósito​: mais importante que vender é oferecer valor​

Por que planejar o seu marketing?

Não existe certo ou errado dentro das estratégias de marketing, mas é fundamental investir em diversas ações. Assim você potencializará o seu negócio.Fique por dentro dos nossos conteúdos, assine a nossa newsletter e nos siga nas redes sociais, pois toda semana temos conteúdo por lá.

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