Tráfego pago vs tráfego orgânico: o que você precisa saber?

Tráfego pago vs tráfego orgânico: o que você precisa saber?

Tráfego pago ou tráfego orgânico? Quando falamos de estratégias digitais para impulsionar negócios, seja ele pequeno, médio ou grande, a primeira pergunta que vem à nossa mente é: pagar para sermos encontrados ou esperar que os clientes cheguem até nós naturalmente? A verdade é que existem dois caminhos dentro dessa pergunta. Por um lado, é muito bom conseguir várias visitas no seu site e redes sociais sem precisar pagar nada por isso, mas, por outro lado, se você ficar esperando isso acontecer, pode passar meses ou anos sem nenhum retorno, o que não é nada bom para sua empresa.

A melhor forma de entender qual caminho faz mais sentido para você é estabelecer um plano e uma estratégia para saber, de forma clara, como o mercado e seus concorrentes se comportam dentro do mundo digital. Quer entender mais sobre tráfego pago e tráfego orgânico? A gente trouxe aqui vários detalhes sobre o assunto!


Qual a importância de aumentar o tráfego para o seu negócio?

Gerar um bom fluxo de pessoas acessando o seu site/blog/redes sociais pode trazer uma série de benefícios para sua empresa, como:


– Aumentar o volume de vendas do seu negócio.
– Ter maior destaque entre os concorrentes.
– Criar vínculo com clientes, tornando-se a referência número 1 deles.
– Melhorar todos os resultados da empresa a longo prazo.
– Construir maiores chances de atrair cada vez mais clientes.
– Tornar-se autoridade e referência no setor do serviço oferecido.


Os benefícios de obter mais tráfego são inúmeros, isso não dá para negar. Mas qual a diferença entre o orgânico e o pago? Nós vamos te explicar!


Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?


Tráfego orgânico


No tráfego orgânico, você tem sua audiência chegando de forma natural em suas redes sociais e site, na maioria das vezes através dos famosos buscadores, como o Google, e através de palavras-chave que relacionam o produto e o serviço oferecido. Esse modelo de tráfego é mais limitado porque você compete com muitas outras empresas que estão investindo no tráfego pago, ou seja, as possibilidades de você ser encontrado são mais difíceis.

Para atingir bons resultados no tráfego orgânico é necessário dedicar um tempo na produção de conteúdos, utilizando as famosas técnicas de SEO (você encontra vários conteúdos sobre isso aqui no nosso blog), por exemplo, ou que sua empresa já tenha capacidade de “se vender sozinha”. Isso não quer dizer que é impossível atingir resultados expressivos, mas é importante saber que esses resultados geralmente começam a vir em médio e longo prazo. A maior vantagem desse tipo de tráfego é não ter custo direto e, por isso, muitas empresas acabam optando por essa estratégia. 


Tráfego pago


Já no tráfego pago, como o próprio nome diz, é necessário ter um investimento direto, ou seja, você paga para anunciar o seu negócio e obtém resultados com base nisso. 

Com essa opção você tem a vantagem de colocar o seu anúncio em uma posição de maior destaque nos mecanismos de buscas, como Google e Bing, fazendo com que mais pessoas conheçam a marca/empresa e passem a visitar seu site ou até mesmo decidam consumir o serviço oferecido.

Outra vantagem é a possibilidade de segmentar o público que você deseja alcançar, escolhendo localização, faixa etária, assuntos de interesse etc. Isso permite que seu anúncio seja otimizado e que você encontre as pessoas certas no momento certo, aumentando suas chances de gerar negócios.  

A maior diferença entre os dois é que, com o tráfego pago, você pode dar aquele “empurrāozinho” para que seu negócio seja encontrado de forma mais rápida e eficaz.


Tráfego pago: realmente traz resultados positivos?


O principal objetivo de uma empresa é atrair clientes que consumam o seu serviço oferecido, tornar-se referência no assunto e obter lucratividade todos os meses, certo? Por isso, investir em tráfego pago é sim uma ótima opção para quem deseja ser visto e conseguir clientes fiéis de forma mais rápida e assertiva, afinal, ele traz diversos benefícios, como maior alcance, segmentação, mecanismos de palavras-chave, geração de dados etc.

Porém, mesmo estando garantida a visibilidade investindo em tráfego pago, você também precisa se preocupar com a qualidade do seu site e do conteúdo apresentado em suas redes sociais para não haver rejeição do público e seu investimento não ter sido em vão. De nada adianta apenas apresentar sua empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, sem uma estratégia definida; afinal, sabemos que existem milhares de concorrentes espalhados por aí.

Por isso, ter uma boa estratégia e um bom gerenciamento dos seus canais é essencial para garantir resultados expressivos e evoluir a sua forma de fazer negócio.

Aqui no nosso blog você também encontra diversos conteúdos e dicas para fazer uma boa estratégia de conteúdo!


Tráfego orgânico x tráfego pago: qual o melhor?


Os dois tipos de tráfego são ótimos meios de impulsionar o seu negócio e fazer com que você obtenha cada vez mais lucratividade e visibilidade dentro da sua área de serviço oferecido.

Não existe um melhor ou pior tráfego a ser escolhido. Na verdade, a melhor opção é mesclar as duas estratégias, utilizando os pontos positivos de ambas e fazendo com que seu negócio seja cada vez mais reconhecido.

Investir em boas estratégias de conteúdo com técnicas de SEO para trazer tráfego orgânico e também investir nos anúncios pagos para segmentar e atrair ainda mais público para o seu negócio: essa talvez seja a melhor chave para um negócio de sucesso! 

Você precisa de ajuda para fazer estratégias de performance? Somos a agência parceira certa para evoluir sua marca, fidelizar seus clientes e entregar resultados acima do esperado!

Entre em contato com a gente e comece a aumentar o tráfego do seu site agora mesmo!

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