Audiovisual e o poder de alcance de visualizações

Audiovisual e o poder de alcance de visualizações

Você imagina o mundo sem as redes sociais? Essas comunidades virtuais que promovem relações interpessoais entre os seus seguidores revolucionaram o modo como utilizamos a internet e até mesmo como nos relacionamos.

Desde 2004, com a criação do saudoso Orkut, nós brasileiros adotamos as redes sociais como parte integrante das nossas vidas e, mais do que nunca, somos influenciados diariamente por seus conteúdos.

Essa influência tão desejada no universo corporativo é consequência de um fenômeno mencionado como nunca, chamado engajamento.

É sobre a sua relação com os conteúdos audiovisuais que falaremos hoje.

Portanto, prepare-se para desvendar os mistérios por trás dos vídeos e o seu poder de engajamento nas redes sociais. Boa leitura!


O que é engajamento nas redes sociais?


Provavelmente, você já escutou a frase: “O engajamento de X marca está altíssimo”

O engajamento nas redes sociais nada mais é do que uma métrica baseada na quantidade de interações que o perfil da sua empresa alcança com os seguidores.

Entre as ações que o engajamento abrange, podemos considerar:


– Curtidas
– Compartilhamentos
– Comentários
– Mensagens enviadas


Esse guarda-chuva de interações serve para medir a influência do seu conteúdo perante o público, mas não é só isso…


Por que o engajamento é tão importante?


A resposta é simples e direta: o alcance orgânico caiu em basicamente todas as redes sociais e apenas as marcas com engajamento relevante não foram tão atingidas.

Ou seja, os perfis profissionais que possuem um maior nível de interação são os “vencedores” da disputa que as redes sociais estabelecem para distribuir os conteúdos gratuitamente.

Por outro lado, um maior engajamento também significa uma conexão mais forte entre a marca e o usuário.

Afinal, a comunicação permite a construção de um relacionamento, que ocasiona empatia do público e, assim, possibilita a fidelização da experiência. 


Como o audiovisual impacta o engajamento da sua empresa?



Basta acessar as suas redes sociais para que você encontre diversas empresas globais e influenciadores digitais disputando a atenção dos seguidores através de conteúdos de vídeo impactantes.

Não é por menos, o audiovisual se tornou o tipo de conteúdo que mais gera engajamento nas plataformas!

Segundo pesquisa da Hubspot, 85% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing e 92% dos profissionais de marketing concordam que o formato é uma parte importante de sua estratégia.

E tem mais:


  • 99% dos profissionais de marketing que atualmente usam vídeos nas suas estratégias relataram que planejam continuar fazendo isso ao longo do ano.
  • 95% deles planejam aumentar seus investimentos em vídeo em um futuro próximo.


Por consequência, podemos afirmar que o conteúdo em vídeo é uma tendência que realmente veio para ficar.


Audiovisual nas redes sociais: um mar de possibilidades



Seja para conhecer mais de um produto ou apenas divertir-se na internet, o seu cliente adora assistir a vídeos nas redes sociais.

Se você ainda não está aproveitando a oportunidade, saiba que está perdendo dinheiro!

Aqui estão algumas das principais redes sociais dominadas por estratégias audiovisuais:


  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Pinterest 
  • LinkedIn

Dentro delas, existe uma variedade de vídeos que você pode produzir para trazer mais engajamento para a sua marca. Confira a seguir!


Como as empresas estão utilizando os vídeos nas redes sociais para aumentar o engajamento?


É hora de explorar o mundo dos vídeos e descobrir o quão gigante ele é!

Os seus usuários realmente querem assistir a mais conteúdos audiovisuais de empresas, e quem somos nós para impedir, certo?


Entrevistas

Principalmente no YouTube e no Facebook, os vídeos mais longos ganham destaque, principalmente as entrevistas com especialistas para as grandes marcas.

Você pode convidar um influencer, profissional da área ou até mesmo um membro do seu time para debater um tema interessante sobre o seu produto/serviço.


Lançamentos

Além de buscarem conexão, os usuários das redes sociais também estão à procura de novos produtos. 

Sendo assim, nada melhor do que produzir um conteúdo audiovisual de alta qualidade para anunciar um lançamento da sua empresa. As pessoas irão adorar!


Bastidores

Além de conexão e novas oportunidades, os clientes realmente querem se sentir mais próximos das marcas que consomem e descobrir o que elas estão fazendo.

Investir em vídeos de bastidores para as redes sociais é uma maneira de trazer essa visão interna da sua rotina, seja apresentando seus colaboradores ou simplesmente o dia a dia na empresa.


Demonstração de produtos

Hoje em dia, antes de tomar qualquer decisão, as pessoas buscam vídeos sobre a performance dos produtos.

Até porque, uma imagem estática do seu produto pode transmitir o que realmente é o seu produto, mas somente um vídeo em ação tem o poder de influência e clareza acerca do mesmo.


Vídeos de usuários


Melhor do que um vídeo demonstrativo produzido por sua empresa, só um vídeo feito diretamente pelos usuários da marca, concorda?

Além de muito mais fáceis de produzir, eles geram a credibilidade que o seu negócio tanto busca.

No fim das contas, não há ninguém melhor do que o próprio cliente para anunciar o seu produto.


Vídeos promocionais


Clientes e possíveis clientes gostam de se sentir únicos e exclusivos.

É a partir daí que os vídeos de ofertas entram no game das estratégias audiovisuais. Quem não gosta de uma promoção limitada e surpreendente?


Tutoriais

Você há de concordar: hoje em dia existe tutorial para TU-DO!

Agora, quer saber o porquê de tantos tutoriais? Porque o seu público realmente se interessa!

Os vídeos são essenciais para que a estratégia funcione e gere engajamento nas redes sociais.


Eventos

Por último, mas definitivamente não menos importante, os vídeos de eventos são importantíssimos para quem deseja engajar – seja o próprio evento, as redes sociais da marca, além de deixar bem clara a qualidade da experiência com o seu negócio e instigar o público a participar.


5 dicas para produzir um conteúdo audiovisual de sucesso


Depois de tanta informação útil sobre os vídeos, temos certeza que você está pensando em se aventurar na estratégia audiovisual. Nem precisa disfarçar!

Dito isso, é claro que nós não iríamos finalizar o artigo sem trazer os nossos truques mágicos de encantamento com vídeos.

Então vamos nessa. É só deslizar para baixo!


#1 Produza vídeos curtos

Pensando em produzir um conteúdo audiovisual longo? O vídeo de milhões deve conter os segundos de centavos, rs!

A lógica dos tempos atuais é a seguinte: quanto mais rápido, dinâmico e criativo, maiores são as chances de engajamento com o vídeo.


#2 Legende sempre que possível

Por aqui, sempre reforçamos a tendência dos usuários em assistirem aos vídeos sem som.

Os seus usuários podem estar em ambientes fechados, no transporte, ou em qualquer lugar sensível, onde o áudio possa incomodar terceiros.

Garanta que a sua mensagem seja entregue de todo jeito!


#3 Chame a atenção do usuário

A ideia é que você encante o usuário do início ao fim do vídeo, mas vale destacar que os três primeiros segundos são fundamentais para captar a atenção.

Dê um (ou vários) motivos para que o seu vídeo seja assistido e não deslizado como tantos outros.


#4 Redimensione para cada plataforma

Se o seu objetivo é aumentar o alcance da marca, deixe a preguiça de lado e otimize o vídeo para as diferentes plataformas.

Cada rede social possui uma proporção diferente!


#5 Finalize com um bom CTA 

O gostinho de quero mais é sempre bem-vindo na produção de vídeos para as redes sociais. Capriche no CTA final e gere um propósito para os seus usuários.

Mas atente-se em não deixar o conteúdo audiovisual 100% focado nas vendas.

Ninguém gosta de se sentir apenas mais um consumidor para as grandes empresas.


Fale conosco sobre a sua estratégia de vídeo para o marketing digital


Com o aumento do consumo de vídeos, apostar em estratégias audiovisuais é a oportunidade perfeita para aumentar os resultados da sua empresa.

Se você não tem certeza de como começar a produzir conteúdos de alta qualidade, nós podemos ajudar.

A Canopus conta com os principais especialistas do mercado audiovisual, que estão prontos para produzir vídeos que realmente engajam nas redes sociais.

Com mais de uma década de experiência, aqui você encontrará estratégias de vídeo desenvolvidas especialmente para o seu negócio. 

Que tal dar o primeiro passo? Clique aqui e venha bater um papo sobre novas experiências no marketing digital!

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