Certamente você já ouviu por aí que o planejamento de conteúdo é parte fundamental das estratégias de marketing digital, através dele você pode gerar audiência, valor para a sua marca, alcançar resultados e impactar os clientes e parceiros do seu negócio.
Por isso é importante planejar o conteúdo de maneira estratégica, da concepção de ideias à mensuração dos resultados.
Neste artigo nós vamos te mostrar um dos caminhos para criar conteúdos baseados em 3 pilares fundamentais: pesquisa, estratégia e avaliação.
Como os 3 pilares contribuem para um bom planejamento estratégico
Primeiramente, vamos entender os 3 pilares fundamentais que vão guiar o planejamento do seu conteúdo.
1 – Pesquisa
Nesta etapa é feita a captação dos dados que vão direcionar as decisões de toda a parte da estratégia. É uma fase importantíssima, afinal, é agora que entendemos as dores e necessidades do público-alvo, que servirão de base para a construção do conteúdo.
2 – Estratégia
A estratégia deve ser elaborada respondendo algumas perguntas-chave:
- Por quê? Aqui são definidos os objetivos da comunicação e devemos responder o motivo pelo qual aquele planejamento está sendo realizado.
- Para quem? É importante saber quem vai consumir aquele conteúdo, o perfil da audiência e como ela se comporta.
- Como? É hora de definir como a comunicação será distribuída, quais os canais a serem utilizados ou o tom da comunicação, por exemplo.
- O quê? Após coletar os dados da pesquisa e responder às perguntas anteriores da estratégia, temos informações relevantes e qualitativas que vão ajudar a definir o que será comunicado.
3 – Avaliação
Depois que o seu conteúdo foi planejado, estruturado e começou a ser veiculado, é hora de avaliar o trabalho feito. Aquele momento em que mensuramos as métricas, os KPIs, o que deu certo e o que não funcionou. A partir daí você começa a entender o comportamento do seu público-alvo e está pronto para repetir o processo, desta vez munido de mais informações.
Defina seu conteúdo baseado em dados
Quando falamos em planejamento, é fundamental saber a importância dos dados – eles servirão como base para entender comportamentos, definir metas, objetivos e mensurar resultados.
Vamos supor que você está estruturando uma campanha de marketing e deseja personalizar o conteúdo para um público-alvo específico.
Os resultados podem oferecer maiores chances de conversão se o conteúdo e a segmentação da campanha forem direcionados por dados, sendo assim, essas informações reais e precisas vão te ajudar a guiar a comunicação certa, no momento certo e para o público certo.
Portanto, definir seu conteúdo com base em dados garante mais assertividade na comunicação e aumenta as chances de obter resultados expressivos para o seu negócio.
Como obter dados de maneira estratégica?
Agora que você entendeu os pilares que vão estruturar o seu planejamento de conteúdo, é hora de descobrir como coletar dados de maneira estratégica para potencializar suas ações.
- Objetivos – Como você já sabe, para construir uma campanha bem-sucedida, os objetivos devem estar alinhados com a estratégia. Após fazer os conteúdos com base nos objetivos que você quer trabalhar – seja alcance, reconhecimento de marca, tráfego, engajamento ou vendas –, é hora de analisar as métricas para obter dados relevantes para sua estratégia de marketing.
Por exemplo: o foco do conteúdo era tráfego. A partir daí você deve procurar respostas paras as seguintes perguntas:
- O número de acessos ao site foi bom?
- Qual a taxa de rejeição dos usuários?
- Qual o tempo de permanência no site?
- O usuário navegou por outras páginas?
Todos esses dados são relevantes para que você possa analisar se suas ações estão sendo assertivas ou se você precisa adotar novas estratégias, seja mudando o conteúdo, testando novos criativos ou formatos, deixando o site mais responsivo, mudando a página de aterrissagem, etc.
- KPI – O Key Performance Indicator (ou indicador-chave de performance) são as métricas utilizadas para avaliar se a estratégia de comunicação está funcionando ou não.
É importante definir quais são as métricas que faz sentido serem analisadas conforme os objetivos traçados para que você não perca tempo e dinheiro explorando dados irrelevantes.
Lembre-se que os KPIs precisam ser mensuráveis e trazer resultados significativos para a campanha e para a empresa.
Digamos que você possui uma concessionária de veículos e a sua meta é aumentar 50% das vendas de um determinado carro, e para alcançar esse objetivo você adotou uma estratégia de conteúdo focada em captação de leads.
Para descobrir se a sua campanha está tendo um bom desempenho, é importante definir seus KPIs e saber quais dados analisar, como:
Cliques: quantas pessoas clicaram no seu anúncio.
Leads: quantos leads foram gerados.
CPL: quanto você pagou por cada lead.
CVR: qual foi a sua taxa de conversão.
ROAS: quanto de retorno em vendas você teve comparado ao que gastou com anúncio.
Com base em toda essa análise, você terá informações muito mais precisas sobre o desempenho da sua estratégia de comunicação.
- Persona – a persona é a representação do cliente ideal para o seu negócio. Ela possui nome, idade, comportamentos, preferências, dúvidas entre outros, ou seja, é a personificação de um cliente que representa os interesses da sua empresa. Quanto mais informações você inserir na sua persona, mais próximo estará do cliente em potencial.
Você pode criar mais de uma persona, dependendo do quão diverso é o seu público. E, por falar em público, há uma grande diferença entre persona e público-alvo, entenda no exemplo:
PÚBLICO-ALVO | PERSONA |
Mulheres de 40 a 60 anos, casadas, advogadas, que procuram cursos de especialização na área do Direito. | Marcela tem 50 anos, é solteira e graduada em Direito há 20 anos. Ela quer aprimorar os conhecimentos em direito civil internacional. Marcela pensa em fazer esse curso no exterior e aproveitar para conhecer outra língua, mas ainda não encontrou uma agência de intercâmbio para realizar este objetivo. |
A grande diferença entre os dois termos são os detalhes. Enquanto o público-alvo é mais abrangente, a persona traz uma riqueza de detalhes que permite personalizar o conteúdo para esse perfil.
Os dados estratégicos das suas personas podem ser obtidos a partir de uma análise do comportamento delas com o seu conteúdo, por exemplo:
– Quais tipos de conteúdo performam melhor com suas personas? Hero, Hub ou Help?
– Qual persona apresenta melhores resultados de conversão?
– Com quais formatos de conteúdo suas personas mais interagem?
– Os leads que você está gerando, com base nas suas personas, são qualificados? Se a resposta for não, pode ser um indicador de que você precisa repensar detalhes dessa persona e personalizar ainda mais a segmentação.
É possível captar e analisar diversos dados sobre as suas personas e transformar isso em informações valiosas que determinarão o sucesso das suas estratégias de conteúdo!
Como definir a estratégia baseada em dados?
Confira a seguir um exemplo de como adotar uma estratégia data-driven:
OBJETIVO | ESTRATÉGIA | KPI |
Brand awareness (reconhecimento de marca) | Conteúdos de prova social, campanhas com influenciadores de opinião etc. | Alcance, impressões, engajamento, CPM. |
Conversão (vendas, download de app etc.) | Ofertar cupons de desconto, frete grátis, recompensas etc. | Compras, downloads, CPA. |
Tráfego (cliques no site, e-commerce etc.) | Apresentar detalhes do produto, especificações técnicas, tutoriais etc. | Clique, CTR, impressões, CPC. |
Leads | Oferecer webinars, ferramentas, e-books, pesquisas e estudos relevantes etc. | CPL, cliques, impressões, número de leads. |
Com um objetivo bem definido e KPIs claros e alcançáveis, é possível executar a melhor estratégia para o seu conteúdo.
Viu como estratégia baseada em dados, a partir de pesquisas, pode ser o fator decisivo para o sucesso do planejamento do conteúdo?
Produzindo conteúdo estratégico
Você sabe qual tipo de conteúdo faz mais sentido para a sua marca? Existem diversas formas de oferecer o seu produto ou serviço para o público, o importante é entender as necessidades da sua audiência e, a partir disso, desenvolver uma estratégia de conteúdos que atenda a essas necessidades.
Vamos usar como exemplo o João, fotógrafo, que tem uma câmera fotográfica, porém a lente está riscada. Na tabela abaixo, vamos mostrar como o tom da comunicação pode definir se João vai comprar uma nova lente com a sua empresa ou não.
Não faça assim | Faça assim |
Este é o meu produto.Temos lentes para câmeras.A melhor do mercado. | Aqui está o seu problema.Confira essas soluções.Posso te ajudar com uma nova lente. |
Na coluna da esquerda o conteúdo é apresentado de uma forma genérica, sem considerar a necessidade do João. Já à direita a abordagem é feita de uma maneira humanizada, onde João tem a sensação de: “Nossa, isso aconteceu comigo e eles podem me ajudar”. As chances do cliente entrar em contato para saber mais aumentam consideravelmente.
Por que devo investir em uma agência de Marketing 360°
Se você chegou até aqui, deve ter percebido que as tarefas de planejar, estruturar, produzir e avaliar o conteúdo para a sua marca são complexas e envolvem tempo e dedicação, não é mesmo? Porém, nós sabemos que nem sempre é possível adicionar mais tarefas na rotina do dia a dia da empresa e que muitas atividades acabam sendo deixadas de lado. Por isso, poder contar com um time de especialistas dedicados a traçar a melhor estratégia para o seu negócio é indispensável para que a sua jornada de sucesso seja exponencial.
Nós somos uma agência de marketing 360° que pode te ajudar a desenvolver o planejamento estratégico para a sua marca atingir resultados acima do esperado. Trabalhamos para ser um verdadeiro parceiro do seu negócio e a extensão do seu time de marketing.
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