Como Medir o Engajamento de sua Marca nas Redes Sociais

Como Medir o Engajamento de sua Marca nas Redes Sociais

A sua marca pode ter um número significativo de seguidores na fanpage do Facebook e também boas menções, mas o que realmente a coloca em evidência são os níveis de interação entre conteúdos e público. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância e como medir o engajamento de sua marca nas redes sociais.

O primeiro passo para obter êxito em sua estratégia em mídias sociais é estabelecer metas. Quantos seguidores você deseja? Qual perfil de consumidor deverá seguir sua marca? Quantas curtidas e compartilhamentos você deseja alcançar? Após a sua meta estar estabelecida, você já pode mensurá-la, tendo em vista a visibilidade, o engajamento e a influência perante aos usuários.

 

#Visibilidade

A sua marca pode chegar aos quatro cantos do mundo a partir das redes sociais. A visibilidade determina o seu alcance e quantas pessoas estão vendo os seus conteúdos. Mas, atenção: nem todos os perfis que seguem a sua marca têm acesso as suas publicações, sejam elas no Facebook, Instagram ou Twitter. A visibilidade é uma métrica que determina somente o seu número de seguidores.

 

#Engajamento

Aqui o que vale é a interação e a opinião de outros perfis em relação a sua marca, seja ela por forma de curtida nas publicações, ganho de novos seguidores ou compartilhamento do seus conteúdos. O engajamento é fundamental para a exposição da marca.

 

#Influência

Depois de conquistar seguidores e engajá-los a sua marca conquista o status de formadora de opinião. E, a partir da mensuração da influência, se obtém os dados sobre a potência de seus conteúdos.

 

Como mensurar a visibilidade, engajamento e influência da sua marca no ambiente digital?

Cada rede social conta com métricas de mensuração variadas. Todas elas disponibilizam um mapa de controle, que pode ser acessado a partir do perfil da sua marca, além de ferramentas de monitoramento que auxiliam na busca de dados mais precisos, como Google Analytics e YouTube Analytics.

 

Facebook

A rede social mais acessada do mundo oferece diversas métricas de audiência para que você mensure a visibilidade da sua marca. Os likes, compartilhamentos e visualizações nas publicações são a base para que você chegue a dados precisos referente a engajamento e influência.

Confira outra maneira de medir a taxa de engajamento:

 

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O resultado deste cálculo mostra os parâmetros de engajamento da sua fanpage. Se a página costuma manter a taxa de 0,3 e, por ventura, um post acabar ficando em 0,1 é preciso reavaliar as estratégias, pois o conteúdo não foi eficiente.

2107-mkt-de-conteudo-medir-engajamento-formula-dez16-v1-02

 

YouTube

Essa rede social oferece uma ferramenta personalizada para a mensuração de visibilidade. É o Youtube Analytics, que expõe dados completos de audiência. Já o engajamento e a influência da marca são obtidos por meio dos likes, inscrições e favoritamentos dos vídeos postados.

 

Blogs e Sites

Independente de onde estejam hospedados a página oficial ou o blog da sua marca é possível avaliar a visibilidade por meio do Google Analytics, que exibe com exatidão gráficos que mostram a quantidade de visitas alcançadas. O engajamento e a influência ficam por conta dos compartilhamentos dos links dos posts em outras redes sociais e dos comentários. Exatamente por isso é muito importante abrir os comentários e, se você se sentir inseguro às críticas é possível moderar as opiniões dos seguidores, habilitando as que você achar conveniente para a marca.

 

Twitter

No Twitter existem muitas formas de mensurar a visibilidade: por meio de seguidores, menções sobre a marca e quantidades de cliques nos seus links publicados. O retuite é o melhor termômetro para a sua marca nessa rede social, junto com as respostas direcionadas, medindo assim o engajamento e a influência.

 

Instagram

As curtidas, bem como o número de seguidores conquistados, são as métricas mais eficientes para medir a visibilidade. Além delas, você deve ficar de olho também se as hashtags usadas em seu perfil estão sendo utilizadas por outros usuários, com certeza essa é a maior forma de disseminação da sua influência.

Neste post você pode observar como engajar a sua marca nas redes sociais. Essa tarefa quando é executada por profissionais qualificados, deixam a sua marca cada vez mais em evidência, tornando-a forte, referência e, sobretudo, querida pelos usuários no meio digital, oportunizando cada vez mais fãs e possíveis clientes.

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