Os benefícios para sua marca ao elaborar uma Pesquisa de Mercado

Os benefícios para sua marca ao elaborar uma Pesquisa de Mercado

Investir em inovações de produtos ou serviços faz parte da rotina de grandes empresas e, a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma nova aposta para o seu negócio, pode ser a realização de uma Pesquisa de Mercado. Entender como pensa o seu público, quais suas expectativas, dentre inúmeros outros aspectos é determinante para acertar na criação de ações de marketing para atrair e fidelizar clientes.

Essa técnica também pode ser utilizada em diversas áreas de uma mesma empresa, individualmente, definindo estratégias mais assertivas para alcançar os objetivos traçados. Gerentes de marketing, por exemplo, embasam as criações de novas campanhas publicitárias, a reformulação da imagem de um produto e, até mesmo, a transformação da identidade visual de toda a empresa, no resultado de pesquisas realizadas para entender as preferências e desejos dos consumidores da marca, as tendências de mercado e o comportamento dos concorrentes.

A opinião do consumidor tem extremo valor, pois é a partir dela que medidas devem ser adotadas para que a marca esteja em constante melhoria e, por consequência, sempre em evidência.

 

Como elaborar sua própria Pesquisa de Mercado?

O primeiro passo para iniciar uma pesquisa de mercado é determinar exatamente qual é o objetivo principal desse estudo, para que o resultado não se torne um aglomerado de informações desconexas que não contribuem com o planejamento real de uma ação.

Sabendo claramente qual é o intuito principal de uma pesquisa – descobrir o que os consumidores pensam sobre sua marca ou se um novo produto atrairia a atenção do público, por exemplo – é possível criar um questionário adequado que resulte em informações coerentes.

Após essas definições, o responsável pelo marketing deve iniciar suas pesquisas, tendo em mente dois recursos: fontes de dados primários e fontes de dados secundários, essenciais para o sucesso de uma Pesquisa de Mercado.

 

Dados primários
Estes dados podem ser coletados pelo próprio marketing ou por empresas especializadas em pesquisa que buscam, por meio de entrevistas realizadas por telefone, sites e redes sociais, adquirir informações referente a sua performance no mercado.

 

– Dados secundários
Aqui serão levados em consideração os resultados já obtidos por grandes instituições de pesquisas, como o IBGE, que apresenta dados segmentados dentro da área física atuante. Além da descoberta de dados importantíssimos, a pesquisa de mercado também garante vantagens frente aos concorrentes. Para isso, existem duas formas de coletas de informação: quantitativos e qualitativos.

 

– Quantitativos
Expõe os dados numéricos das pesquisas, mostrando os resultados através de dados estatísticos. Estes tipos de dados são facilmente encontrados se o marketing faz campanhas digitais, por exemplo. Existem ferramentas que mostram métricas eficazes, como tempo de permanência no site, qual página foi mais acessada, entre outras. Você pode conferir mais informações sobre esse tema em nosso post: Quais dados devo monitorar em meu site?

 

– Qualitativos
Com os dados numéricos em mãos, fica muito mais fácil criar abordagens para colher informações qualitativas obtidas nas pesquisas de opinião com os clientes, auxiliando na resolução dos problemas.

 

À frente nas tendências
Se os consumidores mudam, o mercado muda. E, como tudo está em constante movimento, é preciso se antecipar às tendências. Com as pesquisas de mercado é possível estudar o comportamento dos consumidores como um todo, colocando-se à frente quanto aos seus desejos e necessidades.

 

Conhecendo os concorrentes
Saber como os seus concorrentes estão se colocando no mercado é um fator indispensável para a sobrevivência do seu negócio. É preciso entender o que eles oferecem, tanto produtos e serviços que são similares ao seu, quanto o que existe de diferente.

Com este panorama em mente, criar estratégias para evidenciar sua marca frente a outras, torna-se uma tarefa muito mais assertiva.

A pesquisa de mercado é a ferramenta que todo grande gestor de marketing deve ter em mãos para tomar decisões com menor risco e iniciar campanhas assertivas. Existem no mercado diversas empresas especializadas em elaborar pesquisas segmentas de acordo com as necessidades momentâneas da sua marca.

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