[Artigo] A coragem de ser diferente

[Artigo] A coragem de ser diferente

Tínhamos uma reunião às 9h, e tudo o que sabia sobre aquele novo cliente era que gostava de ser pontual e que começava a trabalhar cedo. Sabia também que era criativo e um bom vendedor, e que como ele, nós deveríamos neste encontro aprender a encantar seus clientes.

Chegaram. Meu novo cliente e sua parceira de negócio, seu braço comercial na empresa. Nas mãos, uma caixa branca, grande, pesada, carregada pela alça. Sentamos à mesa, a caixa ali, sobre ela, à minha direita.

Para iniciar a conversa, falamos sobre o trânsito, a localização da agência, o tempo, outras frivolidades. E a caixa ali. Eu não tinha mais assunto pra inventar, queria saber da caixa. Perguntei. Ele respondeu.

“A caixa? Ah, isso aqui é o que nós vendemos. Você quer ver?”. E então eles a abriram e me mostraram uma maquete maravilhosa, um pedaço da empresa, que estava ali dentro e que nos encantaria com seu discurso pelas próximas duas horas. E ficamos encantados.

Seria sim mais simples chegar, abrir uma apresentação em Power Point mostrar como tudo funcionava? Seria. Mas não me deixariam curiosa e nem me encantariam como fizeram com a caixa em todo o seu trajeto.

Ok.

Quando tinha uns 11 anos de idade, fiquei sabendo que o Tom Zé viria fazer um show aqui na cidade (naquela época eu já era muito fã dele e de sua história). Quis ir vê-lo. E, mais que isso, queria que ele ficasse também com algum marca minha, assim como eu sabia que ficaria ao sair da sua apresentação. Falei com a minha mãe “o que eu posso fazer pra chamar a atenção desse cara?”. Ela me disse, “vou bolar um plano”. Poucas horas depois, ela apareceu com uma caixinha de papel pequenininha, toda dourada e brilhante. Dentro dela, colocamos um bilhete escrito à mão: “Tom Zé, sou sua grande fã. Conte comigo se quiser divulgar seu trabalho na minha cidade. Meu telefone é xxx.xxxx”. Era alguma coisa assim.

Uma semana depois, o telefone tocou. Minha mãe atendeu. Se assustou, achou que fosse trote. Tom Zé estava do outro lado da linha, se apresentando: “Oi, minha senhora. Eu sou o Tom Zé, e gostaria de falar com a Marina. Ela está?”.

Eu quis usar estes exemplos para provocar um pensamento. Como, dentre tanta informação, imagens, sons, vídeos, memes e notícias a sua marca pode se diferenciar no mercado? Se antes fazer mais do mesmo já era um risco, imagine agora, com tanta informação a mais.

Informação que está em todos os lugares, em todos os veículos; informação que prepara o consumidor a questionar sua marca, a te conhecer melhor, a saber se você é o que vende ou só parece ser. Informação que pode transformar seu cliente no embaixador da sua marca ou naquele que vai ajudar a destruir a sua reputação.

Como, dentre milhões de informações diárias sua marca conseguirá ser lembrada pelo expectador ao fim do dia, a ponto de ser compartilhada exaustivamente, comentada, celebrada pelas pessoas?

Não tenha medo de ser diferente. Ouse, e pense: que conteúdo terá a sua caixa, e como você a utilizará para aguçar a curiosidade das pessoas?

 

marina

 

Marina Fujii é Executiva de Contas da Canopus desde outubro de 2016.

 

 

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Comenta, Aê!

Comenta, Aê!

    0 comentários

    0 comentários

      Posts Relacionados

      Posts Relacionados

      Compartilhe

      Share on twitter
      Share on linkedin
      Share on facebook
      Share on whatsapp

      Compartilhe

      Share on twitter
      Share on linkedin
      Share on facebook
      Share on whatsapp

      Compartilhe

      Share on twitter
      Share on linkedin
      Share on facebook
      Share on whatsapp

      ESCREVA PRA GENTE

      O que você está buscando?*

      Para o envio de CVs, por favor escreva para rh@agenciacanopus.com.br

      Para parcerias, por favor escreva para administrativo@agenciacanopus.com.br

      ESCREVA PRA GENTE

      O que você está buscando?*

      Para o envio de CVs, por favor escreva para rh@agenciacanopus.com.br

      Para parcerias, por favor escreva para administrativo@agenciacanopus.com.br

      Rua do Grito, 387 - 10º andar - Cj. 103/104
      CEP: 04217-000 - Ipiranga - São Paulo - SP
      Telefone: (11) 2064-9525

      Rua do Grito, 387 – 10º andar – Cj. 103/104
      CEP: 04217-000 – Ipiranga – São Paulo – SP
      Telefone: (11) 2064-9525