Análise: a publicidade nas Olimpíadas 2016

Análise: a publicidade nas Olimpíadas 2016

Ser patrocinador de um evento internacional já é um excelente cartão de visitas para empresas que querem reforçar a sua identidade. Quando falamos de Rio 2016, o destaque na mídia sobe para outros patamares, isso porque a publicidade nas Olimpíadas associam as marcas ao espírito olímpico, tornando-as fortes, persistentes e, principalmente, vencedoras.

Este desejo tomou conta de potências dos mais variados segmentos, como  Bradesco, principal anunciante com maior verba desembolsada, Correios, NET, Claro, Embratel e Nissan, todas patrocinadoras oficias desta edição.

Fizemos uma análise da publicidade nas Olimpíadas 2016 a partir dos filmes de campanha de cada uma dessas empresas. Confira:

 

#Bradesco

Fornecedor dos caixas eletrônicos de todas as arenas e do parque olímpico, o segundo maior banco privado do país investe não só em mídia e serviços, mas também em projetos sociais de incentivo ao esporte.

 

Ficou fácil embalar a multidão com canção composta e interpretada por grandes nomes da música nacional, como Rogério Flausino, Baby do Brasil e Pretinho da Serrinha.  Além disso, o vídeo mostra mesclado às modalidades olímpicas, a riqueza de nossa cultura, como festas, cores, costumes e claro, o próprio povo brasileiro vindo das mais diversas localidades.

O desfecho fica por conta da potência do mote adotado desde 2012, “Agora é BRA. BRA de Brasil. BRA de Bradesco”. Brincando com as iniciais, o slogan não poderia ser mais apropriado, tanto para mostrar a força do banco no país, quanto para convocar os brasileiros a incorporarem o espírito olímpico.

 

#Correios

A empresa federal responsável por toda o envio de encomendas no Brasil patrocina a Rio 2016 com o mote “#issoeentrega”.

Seguindo a mesma linha de imagens, mas com propósito diferente, já que o vídeo do Bradesco mostra apenas o povo brasileiro, a campanha dos Correios é envolvente e retrata a emoção dos jogos olímpicos, exibindo a dedicação dos atletas e a alegria da torcida dos quatro cantos do mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=4-T5-KpG_D0

 

#NET e Claro

As duas empresas de telecomunicações pertencentes ao grupo América Móvil entraram juntas neste hall de patrocinadores. Responsáveis por todos os serviços de conectividade dos jogos, Net e Claro fizeram um vídeo oficial juntas exibindo o mote “Nada é maior que a sua torcida”.

A campanha mostra torcedores comuns acompanhando os jogos olímpicos de diversos lugares, retratando assim, a qualidade dos serviços prestados durante a exibição da competição.

https://www.youtube.com/watch?v=KocuMWBjGwo

 

#Embratel

A mais completa operadora de telecomunicações brasileiras participa dos jogos olímpicos como fornecedora oficial. Por isso, ficou a cargo dela investir na infraestrutura das arenas e do parque olímpico, tendo como missão oferecer suporte para o tráfego de dados e disponibilizar pontos de WiFi e internet 3G e 4G.

O vídeo da campanha desta vez não mostra a emoção e a beleza dos jogos, mas sim o “esforço invisível” dos atletas durante os treinos diários, usando nomes conhecidos como a ginasta Flávia Saraiva. Desta forma, a operadora faz uma alusão com os serviços que presta todos os dias a todos os brasileiros.

 

#Nissan

A Nissan forneceu cerca de 5.000 veículos para atender às necessidades da Rio 2016 e do Time Brasil. Além desta parceria, a empresa patrocinou todo o revezamento das Tochas Olímpicas, dando suporte para os participantes durante todo o percurso.

Com música chiclete e investimentos em pós-produção e edição, a campanha mostra uma verdadeira corrida à vitória, com fusão de imagens do veículo e modalidades olímpicas interpretadas por atores e atletas profissionais.

 

https://www.youtube.com/watch?v=lP4QYBaBsmQ

Para as marcas patrocinar a Rio 2016 gerou milhões de custos em marketing. Porém, a publicidade nas Olimpíadas é a oportunidade ideal para a construção de um status global.

Já estamos chegando ao fim de mais uma edição dos jogos e com certeza daqui em diante quando for necessário contratar plano para celular, serviços de telefonia, escolher um banco para abrir uma nova conta ou até mesmo comprar um carro, as patrocinadoras oficias estarão no local mais alto do pódio no subconsciente dos consumidores.

 

 

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