4 passos para produzir um catálogo espetacular

4 passos para produzir um catálogo espetacular

Produtos ou serviços devem ser expostos aos clientes de maneira prática e intuitiva. Saber produzir um catálogo espetacular é também uma estratégia para apresentar o potencial da sua empresa.

A produção de um catálogo impresso envolve muitas etapas. É preciso ter entendimento do mercado e, principalmente, de alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de comunicar.

Veja a seguir os 4 passos para produzir um catálogo espetacular:

 

1# Briefing

O briefing é basicamente o planejamento realizado em conjunto entre o responsável pelo projeto e o atendimento da agência contratada. Nesta etapa os responsáveis levantarão todas as necessidades do trabalho, bem como seus objetivos, conceitos e alinhamentos.

 

Informações que devem ser reunidas:

– Definir quais são os seus objetivos com o catálogo;

– Roteiro do material: conteúdo a ser abordado;

– Público-alvo que receberá o catálogo;

– Materiais gráficos similares já produzidos pela empresa e manual de identidade de marca;

– Busca de referências e inspirações;

– Estimativa de budget para produção.

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2# Identidade Visual

É fundamental que o catálogo contenha uma identidade visual atraente, pois é por meio dela que são expressas as características da empresa, como valores e segmentos. É aquele velho ditado: a primeira impressão é a que fica.

Em uma pilha de catálogos, aquele que for mais bem apresentado com certeza chamará atenção, tornando-se o primeiro contato da sua marca com possíveis clientes. Essa etapa deverá ser realizada por um profissional especializado, como um diretor de arte ou designer gráfico.

O profissional de marketing deve se atentar, em conjunto com a agência:

– Projeto gráfico: é por essa etapa que as agências geralmente iniciam o desenvolvimento do trabalho. Fazer a avaliação minuciosa e aprovação do projeto gráfico é fundamental para a fluência do projeto como um todo;

– Avaliar se a identidade visual do material correspondem com o brand book da empresa: tipografia, paleta de cores, sentimento que as imagens transmitem e linguagem corporativa;

– Comparar com a identidade visual dos concorrentes para ter referências positivas ou negativas;

– Destinar uma parcela do budget para compra de imagens em banco de fotos apropriado ou produção de fotos em estúdio ou local externo;

– Defina, junto com a agência, o número do páginas, formato, tipo de papel e acabamento para o material. Assim é possível iniciar os orçamentos de produção paralelamente com o desenvolvimento do trabalho.

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3# Produção do Conteúdo

A terceira etapa é a produção do conteúdo. O catálogo, além de chamativo visualmente, deve comunicar de forma clara a mensagem a ser passada. É por meio do conteúdo que o potencial cliente saberá os benefícios e as vantagens de se adquirir o produto ou o serviço apresentado. Não diferente da identidade visual, o conteúdo deve ser cuidadosamente preparado.

Avalie se a agência:

– Definiu um conceito e estabeleceu uma linguagem verbal linear;

– Apresentou todas as informações que o seu público precisa saber sobre a empresa, produtos ou serviços;

– Priorizou chamadas que prendam a atenção do cliente;

– Fez com que conteúdo produzido converse com a linguagem visual e imagens do material.

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#4 Produção Gráfica

A produção gráfica de um catálogo é uma das etapas mais complexas do projeto. É necessário cautela, experiência e conhecimento dos fornecedores envolvidos para que o trabalho impresso saia de acordo com o esperado.

Passos importantes:

– Logo na primeira versão do projeto, é ideal solicitar à agência um “boneco”, ou seja, uma versão caseira do catálogo físico. Com o boneco é possível avaliar se o formato, disposição dos textos e imagens estão adequados;

– Avaliar os orçamentos gerados, conferir e balanceá-los com o budget e objetivos do catálogo;

– Fazer uma revisão minuciosa de todo material: textos, códigos, qualidade das imagens, etc;

– Após a agência enviar o arquivo finalizado para a gráfica, exigir o boneco real (amostra física do material com a gramatura e tipo de papel que o material será produzido) e prova de cor de todas as páginas do catálogo para aprovação final;

– Dependendo da complexidade do material, ir até a gráfica para conferir a impressão e realizar alguns ajustes pontuais, como por exemplo, calibrar imagens, é uma alternativa interessante para evitar possíveis retrabalhos.

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Realizando essas etapas e contando com a expertise de uma boa equipe, produzir um catálogo espetacular torna-se uma tarefa gratificante, tanto para a empresa, que terá em mãos um material de exposição de alto nível, quanto para os profissionais que terão o prazer de realizar um bom trabalho.

 

Imagens: Catálogos realizados pela Canopus para os clientes Tarkett, Branyl e Suprem.

 

 

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