3 passos para medir o ROI no Google AdWords

3 passos para medir o ROI no Google AdWords

Sabemos que investir em campanhas de marketing digital é sinônimo de mensuração de resultados. No caso do Google Adwords, muitos profissionais de marketing acabam medindo o ROI de suas campanhas através do número de visitantes atraídos. Porém, há formas mais assertivas de calcular o ROI com um pouco mais aprofundamento. Vamos conferir?

 

#1 – Defina um objetivo

Antes de mais nada, o primeiro passo a ser tomado em cada campanha criada no Google AdWords é definir um objetivo que vá além do aumento de número de visitantes. O que você quer realmente quer que aconteça durante e campanha?


Exemplos:

Fazer com que os visitantes solicitem um orçamento pelo site.
Fazer com que os visitantes acessem a determinadas páginas no site.
Garantir permanência no site de no mínimo 2 minutos.

 

#2 – Configure metas no Google Analytics

Se o seu Google Analytics já estiver devidamente vinculado com a sua conta de anúncios do Google Adwords, é possível definir metas personalizadas que monitorem o andamento do seu objetivo.

Então, se o objetivo da campanha for “Fazer com que os visitantes solicitem um orçamento pelo site”, é possível configurar uma meta que analise somente a quantidade de visitantes atraídos pelos anúncios patrocinados e que preencheram ao formulário de contato.

 

#3 – Elabore um relatório de análise

Com objetivos definidos e metas devidamente configuradas, é possível analisar o ROI da campanha de forma mais assertiva.

Voltemos ao exemplo de objetivo: “Fazer com que os visitantes solicitem um orçamento pelo site”, onde por exemplo o investimento na campanha foi de R$ 1.000,00. Vamos simular que, do tráfego gerado pelo Google Adwords, 50 pessoas solicitaram um orçamento pelo site. Desta forma, podemos afirmar que o custo por lead foi de R$ 20,00 (R$ 1.000,00 / 50).

Agora, se destes 50 contatos, 5 resultaram em fechamento de negócio, é possível medir o ROI com mais clareza.

Vamos novamente simular que cada venda tenha sido feita pelo valor de R$ 2.000,00:

 

Investimento

Leads   Vendas  Custo
por Lead
Ticket médio ROI
R$ 1.000,00 50 5 R$ 20,00 R$ 2.000,00

R$ 19.000,00

Desta forma, somamos o número de vendas pelo ticket médio e subtraímos o valor do investimento. Simples não?

Com esses números, é possível analisar com aprofundamento o resultado real de suas campanhas e tomar decisões para os próximos passos.

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