Marketing com Propósito​: mais importante que vender é oferecer valor​

Marketing com Propósito​: mais importante que vender é oferecer valor​

Autora: Estella Porcel
Redatora e Conteudista

O marketing da nova era não se parece em nada com o marketing em seus primórdios.

Com o avanço da tecnologia, o consumidor mudou seus hábitos e comportamentos. Mais que produtos ou serviços de qualidade, ele quer adquirir boas experiências.

O consumidor 4.0 está cada vez mais informado e consciente, e dá preferência a aquisições que agreguem valor a toda a cadeia de consumo. Ou seja: ele quer produtos e serviços que tragam benefícios para todos, de forma geral.

Segundo Joey Reiman, autor do livro The Story of Purpose e cofundador do Brand New World Studios, seu produto precisa ir além de solucionar os problemas do cliente. Ele precisa ter um propósito, atribuindo valor à vida das pessoas.

Joey foi nomeado uma das 100 pessoas que mudarão a maneira de pensar do mundo pela Fast Company. Ele fundou a BrightHouse, a primeira empresa de ideias do mundo que se associou ao BCG para ajudar as companhias a se tornarem mais orientadas a objetivos. Sua metodologia inovadora foi adotada por empresas como P&G, Coca-Cola Company, McDonald’s e muitas outras marcas em todo o mundo. Chamamos essa metodologia de Marketing com Propósito.

O Marketing com Propósito é a forma de um negócio ou marca conectar-se com o seu público-alvo com base em suas necessidades compartilhadas e interesses – incluindo o interesse em apoiar alguma causa, por exemplo.

Para Joey, quando adicionamos propósito a uma marca, ela se torna uma autoridade. As empresas que empregam pessoas com propósito criam mais engajamento, mais ideias e, consequentemente, mais dinheiro.

Essa estratégia deve ser implementada de maneira autêntica e orgânica, trazendo benefícios mútuos para todos os envolvidos: clientes, colaboradores e para a marca em geral.

 

Como fazer Marketing com Propósito? 

Para implementar uma cultura de Marketing com Propósito na sua empresa você precisará evoluir seus objetivos, e transformar uma causa simples em um propósito.

Por exemplo, repensar os princípios de sustentabilidade da sua empresa. Você pratica a reciclagem, mas ainda não realiza o descarte correto de lixo? Então está na hora de começar a aplicar a sustentabilidade em todos os processos da sua empresa, desde a aquisição de materiais até o seu descarte.

Essa mudança é fundamental para a sua empresa crie um impacto social e entregue valor para o mercado, atingindo positivamente o público que se preocupa com as causas ambientais, por exemplo.

 

Quais são os benefícios do Marketing com Propósito? 

O Marketing com Propósito pode ser visto como uma forma de repensar a cultura da empresa e alinhá-la a seus valores.

Pense nas empresas que estão no mercado há mais de uma década. Em algum momento elas precisaram repensar seus valores para se adaptar às mudanças e ao mundo como ele é hoje.

E o Marketing com Propósito deixa claros os novos valores, visão e missão da empresa, trazendo diversos outros benefícios, como:

  • Alinhamento entre líderes e equipe em torno de um propósito;
  • Melhor segmentação do público-alvo para atrair o tipo certo de cliente;
  • Mais motivação e bem-estar na equipe que, reconhecendo os valores, visão e missão das empresas, poderão escolher onde se sentem mais à vontade para trabalhar.

 

Como disse Philip Kotler: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”

E a sua marca, o que ela está fazendo para entregar valor?

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