A influência das cores na criação e no design

A influência das cores na criação e no design

Além de traços estrategicamente elaborados e elementos gráficos usados de maneira pontual, a influência das cores na criação e no design é fundamental para a construção de uma identidade visual concisa.

Usando-as de forma inteligente, ou seja, saber como aplicar contrastes interessantes, iluminação na medida certa e, principalmente, atingir a harmonia ideal é possível destacar os pontos-chave na comunicação, como atrair atenção, despertar desejo de compra e transmitir segurança para os clientes.

 

“A cor é fundamental no processo de criação. Em outros poucos recursos visuais é possível atingir a identificação e a personalidade do projeto. Ela eleva de maneira significativa a qualidade do trabalho, sendo uma das principais aliadas em um processo criativo”. Marcelo Vila Nova, criativo da Canopus.

 

O círculo cromático

O primeiro passo para aplicar as cores de maneira atrativa é conhecê-las. Criado por meio de estudos de Isaac Newton sobre a influência da luz do sol na formação das cores, o círculo cromático é uma paleta composta por doze cores: três primárias, três secundárias e três terciárias.

 

Print

 

O círculo cromático é uma ferramenta importante para os diretores de arte e designers elaborarem a composição das cores que serão utilizadas em cada trabalho, tendo em mente o objetivo da estratégia visual adotada.

 

“A utilização das cores em uma peça pode interferir na sensação que o consumidor tem ao vê-la. Por isso, estudo as cores certas para cada job, usando como base o resultado final que o cliente deseja atingir”. Felipe Spinosa, criativo da Canopus.

 

 

Para chamar atenção

Algumas estratégias de marca têm como objetivo impactar e estimular a impulsividade. Para mexer com as emoções é ideal usar nuances quentes, encontradas na cor vermelha e laranja.

 

VERMELHO E LARANJA

#energia
#desejo
#alerta

Vermelho e Laranja

 

Para mostrar otimismo

Vivas e estimulantes, o amarelo é uma excelente alternativa para ativar a concentração. A cor é bastante vista em call to action de empresas, pois tem o poder de fixar as informações na mente do consumidor.

 

AMARELO

#positividade
#aconchego
#goodvibes

Amarelo

 

 

Para garantir segurança

Usado principalmente em sua tonalidade mais escura, o azul transmite a imagem de uma marca confiável. Muito utilizado no segmento corporativo, a cor garante a sensação de marca segura e consolidada no mercado.

 

AZUL

#tranquilidade
#tradição
#satisfação

Azul

 

Para proporcionar bem-estar

Ideal para mostrar equilíbrio e apelo ecológico, a cor verde tem como objetivo consolidar a comunicação em determinados ramos, como saúde e produtos que proporcionam bem-estar.

 

VERDE

#saudável
#sustentável
#paz

Verde

 

Para evidenciar valores

Bastante usada para estimular o pensamento e a criatividade, as tonalidades de roxo mostram status intelectuais e nobres nos materiais de comunicação.

 

ROXO

#nobreza
#poder
#pensamento

Roxo

 

 

As cores de qualquer material gráfico de comunicação, seja online ou offline, devem conversar entre si. Além de usar as tonalidades certas, determinando cada objetivo que será usado, algumas técnicas de harmonia podem tornar o material muito mais atraente.

Harmonia: a verdadeira estrela da arte

Harmonia monocromática: uma única cor pode causar o impacto certo quando usada com diferentes saturações e luminosidades.

Print

Harmonia análoga: escolha como cor principal uma das primárias. Em seguida use para complementar a arte as suas nuances vizinhas no círculo cromático.

Print

 

Harmonia complementar: crie materiais usando cores opostas no círculo cromático e obtenha contrastes inusitados.

Print

“Gosto de usar cores complementares quando estou trabalhando em uma arte para criar contrastes interessantes, deixando o material mais rico e com mais vida”. Marcela Barros, criativa da Canopus.

 

Harmonia triádica: busque no círculo cromático três cores que apresente a mesma distância entre si e crie contrastes equilibrados.

Print

No post de hoje falamos sobre a influência das cores na criação e no design, mostrando a sua real importância no momento de iniciar qualquer projeto de comunicação visual.

Lembre-se que não existe regra para criar. O ideal sempre é usar da expertise para evidenciar materiais, a fim de torná-los assertivos e diferenciados dos demais.

 

 

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Comenta, Aê!

Comenta, Aê!

    0 comentários

    0 comentários

      Posts Relacionados

      Posts Relacionados

      Compartilhe

      Share on twitter
      Share on linkedin
      Share on facebook
      Share on whatsapp

      Compartilhe

      Share on twitter
      Share on linkedin
      Share on facebook
      Share on whatsapp

      Compartilhe

      Share on twitter
      Share on linkedin
      Share on facebook
      Share on whatsapp

      ESCREVA PRA GENTE

      O que você está buscando?*

      Para o envio de CVs, por favor escreva para rh@agenciacanopus.com.br

      Para parcerias, por favor escreva para administrativo@agenciacanopus.com.br

      ESCREVA PRA GENTE

      O que você está buscando?*

      Para o envio de CVs, por favor escreva para rh@agenciacanopus.com.br

      Para parcerias, por favor escreva para administrativo@agenciacanopus.com.br

      Rua do Grito, 387 - 10º andar - Cj. 103/104
      CEP: 04217-000 - Ipiranga - São Paulo - SP
      Telefone: (11) 2064-9525

      Rua do Grito, 387 – 10º andar – Cj. 103/104
      CEP: 04217-000 – Ipiranga – São Paulo – SP
      Telefone: (11) 2064-9525