Como produzir materiais gráficos com qualidade

Como produzir materiais gráficos com qualidade

Mesmo com a mídia on-line cada vez mais em evidência, não podemos deixar de entender este universo e saber como produzir materiais gráficos com inteligência.

Por isso, no post de hoje colhemos informações valiosas com a produção da Canopus e iremos listar os 7 passos mais importantes se a sua missão for  produzir peças gráficas para a divulgação de sua marca ou empresa.

 

Os 7 passos da produção gráfica

#1 Projeto

projeto

Antes de começar as fases de orçamento, escolha de fornecedores e produção é preciso entender a demanda do seu projeto. Analise com cuidado a sua estratégia e faça-se a seguinte pergunta: o que quero comunicar?

A partir de sua resposta é possível mensurar quais peças gráficas você precisará confeccionar . Por exemplo, se o seu objetivo for apresentar o portfólio de produtos ou serviços, a sua tarefa será criar e produzir um catálogo.

Após a definição da peça, chega a hora de colocar a mão na massa.

 

#2 Orçamento

orcamento

O ponto de partida para qualquer produção gráfica. Essa etapa nunca deve ser tratada como urgência, pois é a partir dela que se determina a qualidade e o tempo de realização do seu projeto. Sempre pense e repense sobre o seu orçamento, dessa forma é possível garantir custos mais viáveis.

Tenha em mente informações básicas para iniciar o orçamento: formato, quantidade de cores, substrato em que será produzido, sistema de produção e a quantidade total das peças.

Outro ponto importante nessa etapa é saber os tipos de acabamento que o material receberá, pois ele é fator determinante no orçamento total.

Antes de fechar o seu orçamento, tenha em mente o local de entrega, as condições de pagamento, embalagens, prazo de produção, provas de cores e protótipos, pois estes itens também podem alterar valores finais.

 

#3 Escolha de Materiais

Existem diversos materiais disponíveis no mercado que com certeza causarão impacto positivo, tanto para a produção quanto para o resultado final do seu projeto.

Ter uma ideia não é o suficiente para escolher o material. Por isso, solicite sempre ao fornecedor amostras, provas e bonecos. Estes itens são extremamente importantes, mesmo que alguns acabamentos especiais sejam difíceis de serem reproduzidos em pouca quantidade, deve-se simular da maneira mais próxima possível para não haver surpresas depois que as peças produzidas estiverem finalizadas.

 

#4 Fornecedores

Não erre na escolha dos fornecedores. Separamos 3 dicas a serem levadas em consideração para avaliá-los de forma profissional:

  1. Verifique o know-how. Existem representantes que apenas vendem e não dominam as técnicas do serviço que a empresa dele presta.
  2. Conheça a empresa. Veja se o porte dela está adequado ao tipo de material que está produzindo.
  3. Peça amostras. Solicite ao fornecedor peças similares com a sua produção e analise a qualidade do produto.

Feita suas escolhas, tenha sempre à mão uma lista com os seus fornecedores de confiança. Saiba quais máquinas cada fornecedor disponibiliza, as impressoras que possuem, os formatos,  quantidades de cores e acabamentos integrados.

É comum que fornecedores gráficos terceirizem o serviço de manuseio, trabalho feito por pessoas especializadas em dobras, cortes, verniz, lombada, laminação, entre outros.  Estes detalhes farão toda a diferença no seu orçamento e no prazo de entrega.

Podemos então dizer que essa etapa se resume em confiança. Saiba sempre com quem está trabalhando para finalizar o seu projeto com o melhor resultado, dentro do prazo e sem sustos.

 

#5 Arte Final

 

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A produção e a criação devem sempre estar alinhadas nesta fase, pois ao criar o layout é preciso estar pré-estabelecido o tipo de material que será produzido e qual será o sistema de produção, gerando um arquivo final adequado às condições do maquinário que irá confeccioná-lo.

Antes de enviar a arte final para o fornecedor gráfico é necessário se atentar a detalhes fundamentas, normalmente realizados pelo profissional arte finalista, para não comprometer a qualidade do produto final, tais como:

– demarcações e aplicação do calço branco;

– limitações de variação de refile;

– aplicações das margens adequadas;

– demarcação de faca corte e vinco;

– definição de imagem;

– sangrias;

– conversão de fontes em desenho;

– aplicação de trapping (se necessário);

– preparação de imagens;

– ajuste de cores de RGB para CMYK;

– pantones.

A arte finalização preventiva ameniza eventuais problemas. Antecipe-se e fique atento às matérias-primas, maquinários utilizados, clima, logística e elementos surpresas que podem não estar no seu cronograma.

Envio de arte final sem revisão não existe! Por isso, antes de enviar qualquer material para impressão, faça uma revisão minuciosa em todo o seu projeto, evitando desgastes desnecessários futuramente.

 

#6 Aprovação

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Após o arquivo final ser enviado ao fornecedor, chega o momento da aprovação da prova do material.
Nesta etapa é fundamental avaliar a prova de cor, conferir resolução das imagens, paginação, formato do boneco impresso e, principalmente, validar se a prova deste material está de acordo com o esperado.

Nesta fase de aprovação, ainda há tempo de realizar eventuais ajustes que foram percebidos somente nesse momento do projeto, a fim de produzir um material com a qualidade que ele merece.

Algumas ferramentas indispensáveis para o trabalho serão fabricadas, como chapas, clichês, tintas, entre outras. Ou seja, qualquer alteração, mesmo que de detalhes como correção de erros ortográficos no conteúdo, podem colocar todo o seu projeto em xeque, gerando necessidade de um novo arquivo aprovado e consequentemente novos custos e novos prazos.

 

#7 Produção

capa press

Fase em que o material está pronto para rodar os exemplares. Esta etapa necessita de tempo e preparo para a finalização, além de ajustes no maquinário, como:

– limpeza;

– troca de chapas;

– impressão;

– tempo de secagem;

– troca de máquina;

– laminação;

– cola.

Neste momento qualquer tipo de pressão para conclusão antecipada do projeto pode colocar em risco o resultado final de toda a produção gráfica. Uma dica é nunca contar com produções de última hora. Desta forma é possível garantir qualidade e eficiência na conclusão final do seu material.

O processo industrial da produção gráfica ainda não é totalmente automatizado e conta com terceirização de serviços. Por isso, paciência, conhecimentos técnicos e habilidades manuais tanto da equipe dos fornecedores quanto de quem estiver à frente da produção é indispensável para obter êxito na conclusão dos projetos gráficos.

 

Podemos então dizer que o segredo para produzir materiais gráficos com inteligência, além de contar com ajuda profissional de um produtor gráfico experiente é COMUNICAÇÃO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO.

Esperamos que este overview seja eficiente e o auxilie na confecção de suas peças.

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